mardi 27 mai 2014

La Belle et la Bête et Le Cirque du Soleil: Ressemblances

Publié par Lisboa à 21:30
Como uma etapa de um trabalho acadêmico, após a leitura do livro "Cirque du Soleil - A Reinvenção do Espetáculo", de John U. Bacon, foi proposto uma apresentação acerca da concepção sobre a obra e que identificasse em outra. Trata-se de um projeto desenvolvido na Universidade para estimular a leitura e desenvolver habilidades, então, partindo do pressuposto de liberdade de interpretação, a ideia primária  foi "La Belle et la Bête", da Disney. Não é uma relação nítida, mas como as histórias desse personagens (Disney Princesses) fazem parte do meu cotidiano, foi inevitável a conjunção imediata. 
     Nos dois casos têm como fator crucial o encontro inesperado de dois personagens, que é o ato inicial para o desenvolvimento das histórias. Belle, - um dos personagens centrais do conto, que se desenvolve pela relação de Belle com a Fera - e Frank - eu-lírico e agente causador da história - estão insatisfeitos com a monotonia dos ambientes, Belle busca conhecimento e inovação; Frank procura a auto-realização profissional. O outro personagem central é Fera, que durante o filme, persiste em mudar seu comportamento para conquistar Belle e quebrar o feitiço que tanto o aflige;  nítida semelhança com Frank, que por estímulo a reafirmar sua vocação, reage com novas mudanças. Contudo, os dois personagens recebem ajuda de terceiros: para Fera, os empregados do castelo o orienta com conselhos, motivação e ações, e Frank aprende as novas visões com os colaborados do Cirque, e Diane que dispõe grandes oportunidades.
     A figura dos objetos encantados remetem a imagem bem elaborada e mágica dos personagens dos espetáculos do Cirque. A arquitetura de ambos também possui afinidade: o castelo gótico apresenta os espaços amplos e de grande altitude, características mencionadas para descrever ambientes no livro. 
     Além da canção "Histoire Éternelle", tema de "La Belle et la Bête", que relata fatos que, subjetivamente, retratam momentos importantes do livro, quando realizada devidas adaptações.
     O livro consiste em uma leitura simples, repleta de fatores importantes para o sucesso na administração de empresas e muitas auto-reflexões do personagem extraídas das situações vividas. Você já leu este livro? Qual a sua concepção?
Bisous.

0 commentaires:

 

La Belle Lisboa Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos